blog-logistica-empresarial

A logística empresarial no Brasil.

Você sabia que até poucos anos atrás, a Logística empresarial no Brasil era ignorada pela maior parte das empresas manufatureiras e prestadoras de serviços no Brasil? Somente com a abertura comercial, na década de 90, ela tornou-se crescente devido às necessidades das empresas brasileiras de desenvolverem uma maior competitividade nos mercados nacional e internacional.

Com o crescimento desses mercados, a expansão de produtos e as possibilidades de telecomunicações fazem do processo logístico e da distribuição, um conjunto muito importante nas operações gerenciais. Entenda aqui, como surgiu a Logística empresarial no Brasil.

O que é Logística?

A palavra logística vem do grego logistiki e significa organização financeira e contabilidade. Inicialmente ela foi usada para descrever a ciência da movimentação e manutenção de forças militares no terreno. Logo após, ela foi usada para descrever a gestão do fluxo de materiais em uma organização, desde a matéria-prima até aos produtos acabados.

Hoje é considerado que a Logística nasceu através das necessidades dos militares em se abastecer com munições, rações e armamento, enquanto iam de uma parte para outra. E se pode dizer que a Logística é a área de atuação da gestão responsável por prover equipamentos, recursos e informações para executar as atividades de uma empresa.

A Logística empresarial no Brasil

A Logística empresarial no Brasil está ligada às ciências humanas, assim como a economia, a administração, a estatística, a contabilidade e o marketing. Sem contar que a Logística envolve diversos recursos da engenharia, do transporte, tecnologia e dos recursos humanos. A logística, fundamentavelmente, possui uma visão organizacional holística, pois administra os recursos materiais, pessoais e também financeiros em que exista movimento na empresa.

Através da logística, há o gerenciamento que vai desde a compra e entrada de materiais, armazenamento, planejamento de produção, distribuição de produtos e transporte, sempre monitorando as operações e gerenciando as informações. A logística é tão importante para o Brasil que vem constituindo-se num negócio de grandes proporções, evoluindo muito nos últimos anos, pois passou por profundas transformações para alcançar uma maior sofisticação.

Tais transformações são evidenciadas nos diferentes aspectos, tanto relacionadas à estrutura organizacional como nas atividades operacionais e também Às questões financeiras e no relacionamento com os clientes. Com os mercados cada vez mais globalizados e dinâmicos, os clientes passaram a estar muito mais informados e consequentemente, exigentes. Para conseguir satisfazê-los, as empresas precisam de produtos com ciclos de vida mais curtos e com uma grande semelhança tecnológica. A partir disso, surgiu o conceito de logística integrada.

Resumindo a Logística empresarial no Brasil

No começo da década de 90, com a abertura do mercado brasileiro junto ao mercado globalizado, assim como também pela implementação do plano Real, causou grandes avanços na logística brasileira. Durante esse período, as empresas brasileiras tiveram que se adaptar rapidamente a essa nova situação. Foi então que elas despertaram a importância da logística empresarial no Brasil como vantagem competitiva de mercado.

Porém, mesmo com os grandes avanços da logística empresarial no Brasil até a data de hoje, existem ainda empresas que trabalham na primeira fase, ou seja, controlando os seus fluxos logísticos por meio de estoques e ainda tem vários setores atuando de forma isolada.

A logística empresarial no Brasil. 5.00/5 (100.00%)
1 voto
Email:  

Deixe uma resposta

Current day month ye@r *