blog-o-que-faz-um-analista-financeiro

O que faz um analista financeiro.

O analista financeiro é responsável pela rotina financeira de uma empresa que envolve diversas funções relacionadas a esta área de pagamentos e recebimentos.

Dentre as principais funções deste profissional estão:

  • Processamento de contas a pagar e a receber;
  • Anotação na transferência de ativos;
  • Encerramento dos livros;
  • Estudar novas chances de investimento;
  • Supervisionar a elaboração de fluxos de caixa;
  • Negociar prazos com fornecedores;
  • Acompanhar lançamentos de notas e faturamentos no sistema;
  • Realizar ou supervisionar relatórios financeiros;
  • Supervisionar os preços de venda dos produtos e adaptação no mercado;
  • Analisar os custos, gastos e despesas da organização para visar sempre a economia;
  • Elaborar estudos de viabilidade econômica de produtos novos;
  • Acompanhar a distribuição de vendas;
  • Tomar decisões financeiras.

De maneira genérica, um analista financeiro deve manipular as transações financeiras da empresa para garantir que as finanças estejam sempre em dia.

Através de um bom trabalho o profissional consegue gerar mais lucros para a empresa apontando os melhores investimentos a curto, médio e longo prazo.

Como seu nome já sugere, um analista financeiro fará a análise financeira da empresa constantemente cuidando para que seus números estejam sempre dentro do desejado.

No geral, esta análise passa por algumas etapas, sendo que primeiro deve-se conseguir o equilíbrio financeiro para que a organização mantenha uma uniformidade nas contas e não haja surpresas desagradáveis.

Depois deve-se cuidar da rentabilidade dos capitais para a empresa ter mais lucro e cuidar para que este desenvolvimento seja constante.

Saber lidar com riscos também faz parte desta rotina e o profissional precisa avaliar todos os fatores que envolvem uma situação de risco.

Desta forma, seguindo estas etapas é possível ser um bom profissional e alcançar sucesso profissional na área.

Formação necessária para ser um analista financeiro

Para atuar na área e ser um analista financeiro é preciso possuir nível superior em Administração de Empresas ou Economia. Em alguns casos é preciso até mesmo cursos de qualificação e especialização para conseguir uma boa colocação no mercado, então é bom fazer sua faculdade e não parar de estudar nem se qualificar com cursos de atualização, sejam online ou presenciais, além de uma pós-graduação ou MBA na área.

Possuir conhecimentos em outro idioma e também ter conhecimentos de informática de nível intermediário a avançado – principalmente em relação às planilhas de Excel – é de extrema importância para esta profissão.

Cursos online importantes para um analista financeiro

É possível aproveitar muitos cursos online na área financeira para garantir bons requisitos e qualificações e se destacar no mercado de trabalho como um bom analista financeiro.

Para isso, a Intelecta Cursos sugere:

Curso Online de Analista em Planejamento Financeiro, Risco e Crédito;

Curso Online de Fundamentos em Finanças;

Curso online de Gestão Financeira.

Além destas sugestões, você pode escolher por vários cursos online de finanças e obter conhecimentos de planejamento financeiro, mercado de capitais, matemática financeira, finanças corporativas e muito mais.

Somente se qualificando é possível garantir sua vaga e se destacar dos demais profissionais na área …

A origem da profissão de analista financeiro

A primeira regulamentação da profissão contábil no Brasil surgiu em 1770 quando Dom José, rei de Portugal, começou com o registro dos Guarda-livros.

Somente em 1870 que a profissão contábil foi regulamentada pelo decreto imperial 4475. Em 1915 surgiu o Instituto brasileiro de Contadores Fiscais e em 1924 houve o primeiro congresso de contabilidade brasileira.

A primeira escola de contabilidade no Brasil surgiu por volta de 1900 e foi a Escola Comércio Álvares Penteado, mas mesmo assim o primeiro curso de contabilidade só foi instituído em 1931, chamado de perito-contador.

A grande evolução com o decreto lei 9.295 aconteceu em 1945, onde foi instituído o curso superior de Ciências Contábeis e Atuariais.

Qualidades importantes para ser um analista financeiro

Para ser um bom profissional neste ramo é preciso ter diversas habilidades boas em qualquer profissional, mas os destaques vão para:

  • Saber lidar com números;
  • Ser organizado com prazos;
  • Ter bastante responsabilidade e organização;
  • Ter habilidades de negociador para falar com fornecedores;
  • Ser atento a mínimos detalhes.

Você já tem todas estas habilidades ou ainda tem que desenvolver alguma delas? Aproveite e comece agora mesmo a se aperfeiçoar!

Mercado de trabalho de um analista financeiro

O mercado de trabalho para uma analista financeiro é promissor, já que as empresas sempre precisarão de alguém para cuidar das finanças e deixar a contabilidade em ordem.

É possível trabalhar em empresas dos mais variados ramos e portes, já que sempre será necessário cuidar das finanças.

Salário médio de um analista financeiro

A média do salário de um analista financeiro é de R$ 3.500, mas isso vai variar de acordo com a região e também porte da empresa, assim como nível de qualificação do profissional.

Devido a isso, é importante sempre buscar o aperfeiçoamento e fazer cursos de qualificação na área visando sempre maiores salários.

E você, gosta da profissão de analista financeiro ou está pensando em se tornar um? Divida suas experiências!

O que faz um analista financeiro. 4.20/5 (84.00%)
5 votos
Email:  

Deixe uma resposta

Current day month ye@r *